27.3.13

Eu é que fui bem educada, senão tinha mandado toda aquela gente para um certo sítio.....

Parece-me compreensível que nos voos da Easyjet que não têm lugares marcados (o último em que andei tinha) as pessoas gostem de fazer fila ainda antes do embarque começar. Se estivesse inserida num grupo também gostaria de estar entre as primeiras pessoas que entram no avião de forma a poder escolher os lugares e ter a certeza que as pessoas com que viajo ficam ao pé de mim. Já não entendo assim tão bem quando os lugares são marcados que haja toda esta correria e pressa.
E menos ainda entendo o facto dos portugueses decidirem fazer orelhas moucas quando lhes convém  atrasando a vida a toda a gente. A primeira vez que ouvi, na altura do embarque, chamarem os passageiros das filas 15 a 20 foi em França. Olhei para o bilhete, o meu lugar era na 15 e dirigi-me então ao balcão para embarcar, enquanto ao meu lado as pessoas continuavam sentadas à espera de serem chamadas. Fui a segunda pessoa a entrar no avião, e estando já a segunda metade do avião composta deram permissão para que os que tinham lugares antes da fila 15 entrassem. Foi um embarque sossegado e rápido. Depois disso já apanhei por diversas vezes embarques deste género e já me apercebi que em Portugal isto simplesmente não funciona. Ontem, por exemplo, chamaram os passageiros com lugar nas filas 13 a 22. Eu tinha lugar na última fila, na 22 (iiupi, não tive miúdos atrás de mim a dar-me pontapés), e dirigi-me logo ao balcão. Imaginem a minha cara quando me apercebo que TODOS os passageiros já estavam a fazer fila. Quando finalmente mostrei o meu bilhete, era já das últimas pessoas a entrar na manga que nos leva ao avião. E não vos conto a raiva com que fiquei por ter de estar parada numa fila um ror de tempo, numa manga de acesso, porque simplesmente as pessoas não conseguiam entrar no avião. A ver se percebem: quando são chamadas as últimas filas é para que o avião não entupa logo ao início com pessoas à procura dos seus lugares nas primeiras filas, a arrumar malas, a arrumar casacos, e "espere só um bocadinho que ainda tenho de me levantar e tirar não sei o quê da mochila", obrigando todos os outros passageiros a esperar. Se este senta-dessenta, arruma-desarruma, acontecer nas últimas filas, os das primeiras podem ir entrando sem problemas. Ontem, quando finalmente entrei no avião, só me apetecia desatar a chamar nomes àquela gente toda sentada nas primeiras filas, que fizeram questão de entrar primeiro e atrasar o embarque. Caramba, ainda se dessem dinheiro a quem entra primeiro, ainda se percebia, agora assim....São os primeiros a querer entrar e os primeiros a levantar-se ainda nem o avião parou. Devem achar que assim fazem uma viagem mais curta do que todos os outros que estão no avião.....Gente paradinha do cérebro, pah.

4 comentários:

  1. Quando viajei em Fevereiro não houve problema. Quem não pertencia às últimas dilas foi mandado esperar. Também vai dos profissionais.

    Beijo*

    ResponderEliminar
  2. Ai o Zé Povinho Português... Suponho que disso não tinhas saudades. Eu também não tenho, nenhumas mesmo!

    dreamerthing.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  3. Quando estava em Paris e vinha a Portugal também tive o meu primeiro contacto com esse embarque organizado e acho que funciona muito bem.
    Claro que na tua situação, a culpa foi, em grande parte, dos hospedeiros, que não souberam tomar conta da situação.

    ResponderEliminar
  4. Espiga de Trigo, mas aí está, eu não acho que eu grande parte da culpa tenha sido dos hospedeiros. Que eles podiam ter posto aquela gente na ordem e recusado os da fila da frente? Podiam e deviam, a ver se esta malta aprende. Mas a culpa é maioritariamente das pessoas que ouvindo as instruções não são capazes de ser inteligentes e de as seguir. Querem fazer as coisas à maneira delas e pronto. =S

    ResponderEliminar

Digam-me coisas. :)