26.3.13

Já sabem que eu gosto de falar de assuntos quando toda a gente já deixou de falar deles...Hoje é o dia do Papa. :)

Eu andei na catequese. Fui baptizada, fiz a primeira comunhão, a profissão de fé e o crisma. Fui escuteira e ia às missas. E ainda assim o meu Deus não é o Deus de que sempre me falaram. Na altura da catequese, não cabia na minha cabeça um Deus que me castigaria se eu não rezasse todas as noites, se embirrasse com o meu irmão ou se não fizesse a cama todas as manhãs como a minha mãe queria. Com tanto por fazer no mundo, porque haveria Ele de se chatear com a minha cama por fazer?
Quando tinha 14 anos morreu-me um avô. Não era a minha primeira morte (quem nasce com quase todos os bisavós vivos desde cedo que os vê partir. E ainda assim tive a sorte de a última das minhas bisavós ter partido já andava eu na Universidade), mas foi a primeira que me marcou. E na altura zanguei-me com Deus. Se fazia sempre a minha cama, se era boa filha, se tirava boas notas, porque razão tinha sido castigada e ficado orfã de um avô tão cedo?
E percebi na altura que Ele também falha. Também erra. Também faz coisas mal feitas. Também atira completamente ao lado. Ao mesmo tempo percebi que as missas não eram para mim. Gostava da parte das músicas e de ir com a cestinha receber o dinheiro, mas achava-as demasiado compridas. De cor, sabia e sei apenas o Pai Nosso. Nunca soube o Avé Maria nem as outras ladaínhas. Percebi que não gostava de como as coisas eram ditas de cor, de como não se pensavam nas palavras ditas. Percebi que não gostava daquele senta-levanta, nem de como a hóstia se colava ao céu da boca (e ainda hoje, se for à missa, não vou à hóstia. Parece-me mais ser um castigo ter de a soltar dos dentes e do céu da boca do que ser a partilha do corpo de Cristo).
Percebi que não gostava de confissões (fiz o Crisma sem me confessar e hei-de casar sem me confessar), que não fazia sentido para mim desabafar os meus pecados a alguém igual a mim, com falhas como as minhas e que para mim não tinha nada a ver com aquilo que eu fazia da minha vida.
Por isso, sim, acredito em Deus, no meu Deus, mas não acredito na Igreja, nos padres, nas ladaínhas ditas de cor, nos beijos e abraços, na hóstia e na confissão. 

Desta forma a escolha do Papa passa-me um pouco ao lado, acho interessante ver quem será, o que vai fazer, mas não espero grande coisa dele. Afinal de contas se chegou até ali é porque concordou durante o seu percurso com a maior parte das ideologias da Igreja. Não é por ser papa que vai alterar a sua forma de pensar quanto ao aborto, aos contraceptivos, ao casamento gay, ao divórcio, à entrega só após o casamento, entre outros. Por isso, embora ache este Papa simpático e mesmo sabendo que é jesuíta (tenho um carinho especial por jesuítas à conta dos acampamentos fantásticos que fiz com eles), vou continuar a acreditar apenas no meu Deus e a ver a Igreja (e o que esta faz) de longe.

P.s. Ainda assim nada tenho contra quem tem fé, quem corre a Roma ver o Papa, quem vai às missas e reza todas as noites. São opções de vida, e comove-me ver a alegria das pessoas ao ver o filho ser beijado pelo Papa, dos velhinhos a quem o Papa dá a mão. A felicidade dos outros comove e quem encontra esta felicidade na Igreja e no Papa tem todo o meu apoio.

4 comentários:

  1. E pretendes casar por Igreja? Não faz sentido, se não acreditas na instituição.

    ResponderEliminar
  2. Bem, eu vejo as coisas de outro modo: se pudesse casar numa igreja sem o padre lá estar, casava já amanhã. Ou seja, eu não vou casar pela igreja pelo padre, pela missa, pela hóstia, por nada disso, que é para mim absolutamente indispensável. Mas nunca deixei de associar os edifícios aos quais chamamos igrejas como a casa de Deus. E o meu Deus é um amigo. Penso que interiormente combinei com ele que casaria na casa dele. E tenho a sensação que se casasse sem ser pela Igreja (e acredita que já pus essa hipótese e não é nada que recuse fortemente) estaria a casar-me sem ter convidado um amigo. :)

    Agora também sei que se um dia decidir casar apenas pelo civil, não vou estar tristíssima, nem vou achar que vou ser castigada. :)

    É um pouco como o casar de branco: não sendo eu uma jovem imaculada, faz sentido casar de branco? Não, mas quero. :) Assim como gostava de casar pela Igreja pelo significado que isso tem para mim. :) São gostos. :) Se perguntares por exemplo ao meu rapaz porque razão quer ele casar-se pela Igreja a resposta será bem diferente. :)

    ResponderEliminar
  3. Deus está em todas as coisas, supostamente. Pergutei-te porque há uma diferença entre ser católico e cristão e geralmente que não é adepto das práticas catolicas opta por convidar Deus no coração fora da instituição já desmoralizada.

    ResponderEliminar
  4. Bem, isso de Deus estar em todas as coisas também não me entra na cabeça. :) Não vejo uma borboleta e não penso como Deus é grande. 90% de mim é bióloga, cientista, e o mundo é simplesmente ciência. :) Os 10% restantes precisam de acreditar em alguma coisa quando a fé nos homens e na vida se perde um pouco.

    No fundo, acho que a religião não é igual para todos, eu gosto de igrejas, gosto do silêncio de uma igreja vazia, gosto de conversar mentalmente com Deus numa igreja, e sempre pensei em casar-me na Igreja. Não acho que a religião se explique e este é um dos factos da minha fé que não tem grande explicação. Sentiria que não estava a convidar um amigo se não casasse numa igreja. :)

    ResponderEliminar

Digam-me coisas. :)