28.10.13

Entrevista a Vítor Norte por Sara Norte (bizaaaarro)

Ontem estive entretida a ver a entrevista feita a Vítor Norte. O Jack ia ouvindo aos pedaços pediu-me a certa altura para que lhe enviasse o link para depois ouvir a entrevista por completo uma vez que estava a achá-la interessante. Disse-lhe que lhe mandaria o link, sim, mas disse-lhe que a entrevistadora era nem mais nem menos a Sara Norte, filha do entrevistado. Olhou para mim espantado e disse que então em vez de interessante era...bizarro. E é. Logo à partida porque a Sara não é jornalista e não tem qualquer jeito para entrevistar. Não tenho nada contra a Sara, adorava-a como actriz e não perdia um episódio do "Médico de Família", porque no fundo a Sara era eu. Não que o meu pai fosse médico, mas eu também tinha um irmão mais novo, amigas, e enfim, ela tinha a minha idade e passava pelos mesmos problemas que eu poderia passar. Sempre tive uma certa pena de não a voltar a ver na televisão, a prisão dela espantou-me e custou-me saber que ela tinha perdido a mãe enquanto esteve presa. Há desgraças que nos acontecem porque nos dispomos a isso (a partir do momento em que transporta droga e isso é ilegal, a prisão não é uma surpresa), mas a morte de uma mãe não é culpa nossa e tenho pena que isso lhe tenha acontecido. Quando estive em Portugal comprei o livro da Sara e tinha acabado de o ler ontem (é pequenino, lê-se em dois dias) quando me deparei com esta entrevista, em que ela fala dela própria na terceira pessoa. É realmente bizarro.

Em relação ao Vítor Norte sempre lhe achei uma certa piada porque era o carpinteiro da Rua Sésamo e falava com o Poupas. Ora se falava com o Poupas era porque era boa pessoa. E não houve Big Brother, divórcio e notícias cor-de-rosas que me tirassem esta ideia da cabeça (o poder que a Rua Sésamo tem na mente de uma criança). Ainda assim, dei por mim a torcer o nariz a algumas coisas que ele diz nesta entrevista.

Não entendo porque razão um pai que se separa e sente o afastamento da filha não luta mais por ela. Não entendo ainda para mais quando esse divórcio tem como uma das causas a dependência de drogas por parte da mãe, ele não tenha tentado estar mais presente de forma a vigiar a vida dos filhos. Mesmo quando a filha entra na Universidade e começa a dar-se com o mundo da droga, Vítor defende que a filha tinha a suas responsabilidades e que não sente que devia ter estado mais presente. É verdade que a partir dos 18 anos somos adultos aos olhos da lei, mas isso não liberta os pais das suas funções. Cabe-lhes a eles manterem-se atentos à nossa vida, encaminharem-nos, sobretudo porque eles já tiveram a nossa vida e já passaram pelas encruzilhadas pelas quais nós passámos. Eu não sou o tipo de filha que conta tuuuuuuuuudo aos pais, mas sei que eles estão atentos, e se começarem a achar algo estranho apertam o cerco, mesmo tendo eu quase 30 anos. Porque são meus pais e não estão a lavar as mãos de mim agora que sou adulta. Não entendo porque razão não se preocupou quando viu a Sara, dependente de drogas, regressar a casa da mãe, também ela dependente de drogas. Sou a única a achar que tudo isto tinha tudo para correr mal? Acho infeliz a declaração de que há muitos empregos disponíveis e que nada obrigava a filha a trabalhar num bar de um clube de strip, provocando-lhe uma grande vergonha a ele (não sei em que país vive o Vítor Norte mas não há assim tanto emprego além de que a Sara queria um emprego que lhe sustentasse o vício, pelo que nem todos os empregos lhe dariam isso). Não entendo que pai é este que se afasta tanto da filha que nem se apercebe que ela viveu duas relações onde foi vítima de violência doméstica e chegou a ir, nas duas, parar ao hospital.
Quando a Sara é presa, Vítor Norte decide ajudá-la (e ainda bem) mas não entendo como conseguiu passar anos sem contactar com a filha. Que estava zangado com as escolhas da filha tudo bem, eu até entendo, mas não parece razão para desistir assim. Lá está, sei bem que se decidisse neste momento retirar os meus pais da minha vida, eles não permitiriam tal coisa. Principalmente se o motivo fosse a minha ida por maus caminhos.
Por fim, quando se fala do livro, acho ridícula a posição de Vítor Norte, que se esquece completamente que o livro é sobre a experiência da Sara e não sobre o ponto de vista dele. É ridículo querer que a filha escrevesse naquele livro tudo o que ele fez, trabalhou e se sacrificou para ela andar em colégios privados. Eu também andei num na Primária e sei agora o esforço que os meus pais fizeram, mas na altura, para mim, era apenas uma primária como as outras. Na minha perspectiva infantil daqueles anos não entra o esforço dos meus pais, o qual só fiquei a saber anos mais tarde. A Sara refere que chovia em casa, e Vítor queria que fosse referido o lado dele, o sofrimento dele. Se para ele é assim tão importante, que escreva ele um livro sobre isso. Aliás, a Sara refere isso mesmo: o livro é dela e sobre o que ela conhecia e sentia. Vítor continua: o livro diz que eles viveram na Curraleira. Atenção, exclama Vítor, ele nunca viveu na Curraleira, o livro mente! Ele viveu numa rua que é a última rua antes da Curraleira. A sério que é necessário tal preciosismo e tal indignação?

Por fim, acho triste a ausência de resposta directa quando Sara lhe pergunta se ele continuaria a apoiar a filha caso ela voltasse a ser presa. Senti que nesta entrevista Vítor Norte tentou simplesmente explicar que ele não teve culpa nenhuma, que a filha é que lhe fez mal a ele e que não tem qualquer responsabilidade nesta história. Eu concordo que não foi ele que drogou a filha, que a tornou dependente nem a obrigou a servir de mula de tráfico, mas ainda assim, acho que alguma responsabilidade ele terá nesta história toda. Nem que seja por não ter estado mais presente. O que a Sara Norte fez foi uma estupidez de todo o tamanho e acho-a 100% responsável, assim como acho que não merecia menos que a prisão. Mas o Vítor Norte é o pai e pelas declarações aqui da entrevista e do livro (porque eu não o conheço pessoalmente de lado nenhum) não acho que ele também tenha feito a sua função a 100%.

E por favor, deixem-se deste tipo de entrevistas. É bizarro.



19 comentários:

  1. A mim faz-me confusão estarem a falar um sobre o outro na terceira pessoa. A Sara a fazer perguntas sobre ela como se fosse outra pessoa qualquer e o pai dela a falar com ela como se ela não estivesse ali. Coisa estranha...

    ResponderEliminar
  2. Oh, sim, isso é mesmo o mais bizarro de tudo. Ela até podia ter jeito para a entrevista, as respostas até podiam ter sido todas muito boas, mas isto de se falar nela na terceira pessoa, como se ela não estivesse ali e não fosse dela que estivessem a falar é simplesmente algo esquisito. Não sei quem terá tido tal ideia. =S

    ResponderEliminar
  3. Que coisa mais estranha! "Como é que esta Sara foi crescendo?". Bah, não entendo para quê a farsolas. Fica muito mal e acho difícil prestar atenção à entrevista e ao conteúdo do que se diz.

    ResponderEliminar
  4. A ideia que tenho é a de que o Vitor é um pai "cool", deixa andar e acha que isso é correcto. Eu não acho. Quantas vezes chegamos da escola chateadas e a nossa mãe diz logo "passa-se algo...". Os nossos pais sabem, fizeram-nos. Essa cena da violencia doméstica nem sabia mas realmente...! A tua filha anda marcada, vai parar ao hospital e tu nem sonhas?!? Isso já nem é ser um pai ausente, é negligencia.

    ResponderEliminar
  5. Ele não sabia de nada porque sempre lhe foi escondido tudo muito bem ,pela ex mulhes e pelos filhos e quando a filha fala com arrogância e aos gritos que não tem nada a vêr com a vida dela .
    Também a 3 pessoa na entrevista foi ideia do CORREIO DA MANHÃ (CMTV) ,AFIRMO AQUI QUE O VITOR NÃO É SANTO ,MAS TENTOU TUDO COM A FILHA E EX .
    SABEM O QUE UM ATOR TEM QUE ESTUDAR QUANDO CHEGA ÁS 20H00 A CASA ? NÃO ! LOGO não pode estar presente como um pai "normal" e também tem mais filhos para se preocupar e dedicar ,SRA JORNALISTA SE NÃO GOSTA ,NÃO VEJA .

    ResponderEliminar
  6. Anónimo das 10:58

    Deixe-me começar por comentar pelo fim: eu não sou jornalista. Não sei de onde tirou tal ideia, mas a minha área de estudo nada passa por jornalismo, comunicação ou algo do género.

    Vi sim a entrevista e não gostei. Mas para não gostar, tinha de a ver primeiro. E como a vi e não gostei, dou a minha opinião aqui no blog. Parece-me bem pior dizer que não gostei sem ver primeiro.

    Em relação ao porquê de ele não saber de nada, peço desculpa, mas continuo sem entender bem porquê. Eu nunca passei por um divórcio ou assisti a algum em que as coisas ficassem assim tão mal, pelo que a minha visão das coisas é que ele podia ter feito mais um esforço. Se os filhos pequenos estavam a viver com ex-mulher que se drogava, ele tinha mais que procurar saber como eles andavam, entre outras coisas.

    Eu não estou para aqui a dizer que o Vítor Norte é o mau da fita e que a Sara é o anjo da história (eu nem os conheço, pelo que a minha opinião se baseia no livro e na entrevista), pois nem eu acho que a culpa é dele nem eu acho que ela foi uma simples vítima. Conheço alguém que vendo a entrevista achou que ela o estava a tentar fazer assumir uma responsabilidade maior e que ele apenas se defendeu. Pontos de vista diferentes e tão legítimos como o meu. :)

    Quanto à vida de actor, sei (lá está, por entrevistas e assim, uma vez que não sou actriz) que realmente o trabalho é muito, não sou no emprego como em casa. Ainda assim, ser actor não é o único emprego em que o trabalho é mais que muito. Aqui se podem juntar também os pais com turnos em que trabalham quando os filhos chegam a casa e assim não os vêem, como os investigadores (e esta sim é a minha área) em que chegando a casa ainda há muita pesquisa, muita leitura e escrita pela frente, da mesma forma que há horários bizarros. A minha mãe teve dois empregos durante praticamente toda a sua vida, a chegar a casa depois do jantar duas vezes por semana e com chamadas de urgência a meio da noite, e mesmo assim é uma mãe-galinha, sempre atenta. O trabalho e a sua carga horária não podem assim tanto servir como desculpa.

    Quanto à entrevista, tudo bem que a ideia foi da CMTV, mas tanto a Sara como Vítor são pessoas inteligentes (penso eu) e podiam ter dito que não estavam para isso, que aquilo não ia resultar, que a ideia era estranha.

    Enfim, eu não estou aqui a afirmar categoricamente que o Vítor é um mau pai. Não o conheço, não vivi com ele, não faço ideia de nada da sua vida. Da mesma forma não conheço a Sara e não sei que tipo de filha foi ela. Mas escreveram um livro e deram uma entrevista, e é neles que me baseio para achar que Vítor Norte podia ter feito outro esforço.

    ResponderEliminar
  7. SÓ lamento tantas pessoas a falar do que ue nada sabem, mas mesmo nada , Conheceram a Carla ? Sabem o que foi a vida dela a partir dos 18 anos ? conhecem o Vitor , só de uma entrevista e das mentiras que podem ser desmascaradas que escreve no tal livro e que o Pai o Vitor lhe mentiu ? Então inteirem~se primeiro se tanto lhes interessa a vida dos outros e não digam disparates mais bizarros do que foi a entrevista e o livro ! boa tarde !

    ResponderEliminar
  8. Até que enfim que alguem diz alkguma coisa , com bom senso ! Carla está morta e não pode se defender ! Era necessário um livro , mas um livro a sério e verdadeiro, para descrever o que foi a "estória" daquela Familia ,( EM ESPECIAL DOS FILHOS EM CRIANÇAS , (no colègio que frequentavam sabem grande parte ) e vizinhos e amigos tambem, E O deviam ter denunciado na altura ; mas o medo portugues ) ; Espero, que nuitos dos revoltados o faça , pois ninguem merece qaue mintam assim , nem Carla , nem Sara nem o outro filho agora com 24 anos se em erro nao estou ! o que se passou durante anos ; nâo na Curraleira ; mas num andar luxuoso de CARLA ; em Lisboa , devia ter sido denunciado na altura; e Hoje nao haveria Saras drogradas a escrever n mentiras que podem ser averiguadas nem entrevistas Bizarras, Esta è parte da verdade ; averiguem srs jornalistas ; que atè jà vos deixo "dicas" mais do que suficientes ! BASTA de Mentiras e calunias ! !

    ResponderEliminar
  9. Anónimo das 6:03

    Não conheci a Carla nem conheço a Sara nem o Vítor, e em momento algum o afirmo (aliás, deixo bem claro que nunca os conheci). Mas são figuras públicas e isso permite-me a mim e a tantos outros criar uma opinião. Eu simpatizava com o Vítor Norte pelo trabalho dele na Rua Sésamo e com a Sara pelo trabalho dela no Médico de Família. Estes trabalhos, juntamente com entrevistas e livros, fazem criar uma ideia das pessoas. Eu não falo da vida da Carla após os 18 anos, como referiu, porque não faço a mínima ideia de como ela foi e não vou especular. Nem comento notícias cor-de-rosa porque sei lá se são verdade. Neste post limitei-me a comentar algo que tanto a Sara como o Vítor se dispuseram a mostrar ao mundo: o livro e a entrevista, que suponho refiram factos verdadeiros (pois são contados na primeira pessoa).
    Por fim, não me vou inteirar mais do que isto. Para isso teria de escarafunchar a vida privada de pessoas que não conheço e procurar saber mais do que aquilo que elas quiseram mostrar. E eu não estou para isso.

    ResponderEliminar
  10. Anónimo das 06;18

    Não percebo se essa parte do "averiguam srs jornalistas" é para mim, mas se for não faz sentido pois não sou jornalista nem estou ligada ao meio. Se pretende dar algum recado aos jornalistas, não me parece que um pequeno blogue seja o melhor caminho.

    ResponderEliminar
  11. EU conheci e comheço toda esta familia , e nunca imaginei ler o que li no livro de SARA NORTE,nem ouvir o que ouvi nas entrevistas ! Porquê? o outro anóninimo que dá umas dicas , como eu em consciencia tambem aqui as deixo , sabe do que fala ! Carla está morta e é facil caluniá-la , e só pasmo , como tendo ainda PAI E MÂE vivos nada fazem , por exemplo vindo desmentir , com provas e testemunhas , que as teem, principalmente calunias graves que SARA NORTE , informada muito mal, sabe-se lá por quem , diz da Mãe , que ate ter sido traida e entrar na toxicodependencia foi o "Pai e Mãe" daquela Familia , e em especial o Avô Materno que foi mais Pai dos netos que o próprio Pai , Já estou a dizer demais , pois somos vários amigos da Familia e não nos vamos meter enquanto os PAIS da falecida CARLA estiverem calados , pois que saiba estão ainda vivos ! Mas estou certo que um DIa como tudo na Vida se esclarecerá e a própria Sara saberá a VERDADE , pois creio que só a informaram mal ! Gostava daquela familia e nada tenho a dizer pessoalmente , mas era bom que se não mentisse da forma que o estão a fazer ! Ainda digo , pois a consciencia me impele de o fazer , desmentir que o VITOR NORTE , colocava travão na CARLA e nos Filhos , quando a versão verdadeira é a oposta que CARLA ate a altura da traição publica do marido . com quem viveu 22 anos, que a foi buscar com 18 anos tendo ELE, salvo erro , mais 20 anos , se teve de tornar a mulher e homem da casa , com ajuda em especial dos PAIS , mas ELA só se tornou toxicodependente, e teve dois namorados depois do que VITOR FEZ , sim depois de o que se passou no BIG BROTHER em publico , e foi passados tempos , pois se sabe no meio, que CARLA LUPI nunca antes traira o marido por quem era apaixinada, e muita coid sa perdoou e nem á FAMILIA contava, só a nós amigos , e em segredo muito sofreu !
    Resumindo, ha muita mentira e calunia , mas existem os videos na INTERNET ao dispor das entrevistas que CARLA deu até defendendo sempre SARA , e tudo dizendo, só surdo não ouve e cego nao vÊ !


    ResponderEliminar
  12. SO DUAS PALAVRAS POIS TUDO ISTO PARA QUEM VIVEU DE PERTO È REVOLTANTE : NAO NECESSITA ESCARAFUNCHAR MAIS NINGUEM : VÂO INTERNET E PROCUREM NO GOOGLE : AVÒ DE SARA NORTE ; -EUGENIA GASPAR - SIC . PROGRAMA QUERIDA JULIA E AI OPUVIRÂO UMA MULHER JÀ IDOSA SIMPLES ; CULTA ; DIRETA ; AINDA ACREDITAVA NA SARA ; DEPOIS DAS MENTIRAS E DO LIVRO TEVE A,V.C: E FICAM A SABER COMO COM ELEGANCIA SE POPDE REABILITAR A MEMORIA MACULADA DE UMA FILHA : CARLA MARIA GASPAR BRANCO ; QUE O MARIDO PARA DESGOSTO DA FAMILIA CHAMOU DE CARLA LUPI E FICOU POIS CARLA TINHA CURSO BRITANICO ERA ARTISTA ; TINHA TIRADO CURSO PARA ISSO; ANDOU EM DIREITO MAS LOD GO DESISTIU ; E TINHA O CURSOO DE FORMAÇAO DE ATORES ; NA INTERNET ESTÀ A BIOGRAFIA DELA ! A MÂE SE CALA ; MAS EU AMIGA M NÂO ! OBRIGADA SE ME PUBLICAREM ESTAS DICAS ! E FIZEREM ESTAS PEQUENISSIMAS DILIGENCIAS !

    ResponderEliminar
  13. Anónimo das 7:34

    Se é verdade que é amiga da Carla Lupi e se é verdade que acha que toda a história mal contada, aconselho-a a falar com um jornalista. Este post serviu apenas para comentar a entrevista e o livro, e nada poderei fazer quanto ao que diz.

    ResponderEliminar
  14. Tanta Mentira e CAlunia repugna ! O QUE NÂO FAZ A IMPRENSA QUE SABE TODA A VERDADE ? SARA TEM VERGONHA POIS UM DIA AINDA CONTO A TUA SANTA VIDINHA AQUI E ATE NA CADEIA ! AGORA FAZES DE MENINA FINA ? TEM VERGONHA POIS COM VIDA COMO A TUA E JA ADULTA ; NAO CULPES A FAMILIA ; TU SEMPRE FOSTE CINICA O FAZIAS PELA CALADA

    ResponderEliminar
  15. Um dia tua VIDA virá a lume e ai vai ser uma RISOTA e DESGOSTO PARA TEUS AVÒS MATERNOS POIS A OUTRA AVÒ NUNCA TE PASSOU CARTAO E TEU PAI E MELHOR NEM FALAR; UM CHULO QUE ACABOU COM O POUCO QUE TEUS AVOS MATERNOS TINHAM ! VIVEU SEMPRE EM CASA E ATE VIVENDA ; A MAE DA CARLA VA LÀ NA SIC NO PROGRAMA DE QUERIDA JULIA AINDA NA INTERNET CONTOU ENTRE COISAS QUE TINHA QUE DIZER E AINDA ENGANADA POR TI VELHACA INGRATA ; A ESTORIA DAS CASAS ONDE VOCES VIVERAM SEM PAGAR NADA ! TU E TEU PAI TENHAM VERGONHA ! COMO ELE AGORA COM ESTA MULHER A MAE LHE DEU UMA CASA ; POIS CHULAR FORAM BEM CHULADOS TEUS AVÒS MATERNOS !" CALA A BOCA SARA TEM VERGONHA NESSA CARA ESTAS CHEIA DE CELULITE E AGORA DIZES PARECER COM TUA MAE ! ESTAS DOIDA ! TUA MAE FOI DAS MULHERES MAIS BONITAS QUE CONHECEU PORTUGAL ! TU ES ENGRAÇADITA MAS VULGAR

    ResponderEliminar
  16. Anónimo das 9:16 e das 9:24

    Deixar este tipo de recados à Sara Norte num blogue tão pequeno como o meu (e que ela com certeza não lerá nem deverá sequer ter conhecimento) não o vai levar muito longe. Aconselho-o vivamente a contactar revistas e jornais que estejam interessados naquilo que tem a dizer.

    ResponderEliminar
  17. E eu aconselho um chá de tília para acalmar os nervos... Chiça!...

    ResponderEliminar
  18. SRA JOANA , com que leviandade e faltar de pudor se atreve a aconselhar a esta familia que tanto sofreu e sofre um chazinho ; a sra jà sabe pois o devia ton mar ; pois se a irrita a ponto de dizer aquela palavra com que remate seu triste comentario ; porque nao ocupa seu tempo com coisas com mais interesse para si e vem para aquyi dar triste "palpite " pois quem a chamou ? quem lhe disse para ler estes comentàrios que a maioria diz a VERDADE sobre CARLA LUPI QUE FOI MINHA COLEGA ! Sei o que passou calada ; como a familia do sr norte mentia sobre ELA ; que era quem dava residencia e os PAIS DELA ; mantinham o "BARCO" pelas crianças ! Mais alguem a falar do que nao sabe ! Finalmente sr vitor teve vergonha ba cara e li na IMPRENSA E VI VIDEOS NA INTERNET ; foi ao funeral e fez justiça à Mulher A QUEM deu cabo da vida ; ficou BEM ; pois perante A MORTE HÁ sempre o RECEIO de se mentir quer se creia ou NÃO que o ESPIRITO SOBREVIVE ! Agora a SRA SARA NORTE COM 30 ANOS sò tem difamado a MAE graças a qual apanhou tao pequena pena de prisâo dado o estado da saude dela ser tal ( mas sempre presente e com atestados mèdicos comoveu juiz espanhol ; pois nao falem Á toa ; CARLA LUPI , foi Mulher Lindissima e no final com pouco mais de 40 kgrs se arrastou sempre que imprens a convidava a fazer 12 HORAS DE VIAGEM ! CARLA ESTA MORTA , MAS NAO CUSPAM PARA O AR POIS SABEM O QUE PODE SUV CEDER A QUEM O FAZ

    ResponderEliminar
  19. Anónimo das 5:47

    A Joana não aconselha a família a tomar um cházinho, mas sim o anónimo, pois penso que está mais que visto que precisa de se acalmar e pensar um pouco antes de escrever o que escreve.

    Se acha que a Joana lhe faltou ao respeito, tenho a dizer-lhe que o anónimo também o faz na maneira como se lhe dirige, como se dirige a mim e por fim, pela maneira como fala da família da Carla Lupi. Tão preocupado com esta família, e vem para um blog contar coisas sobre ela.

    Quanto às suas próprias palavras, admito que começo a desconfiar se de facto tem conhecimento das coisas que diz e se de facto privou com alguém dessa família, pois ninguém com verdadeiro interesse na verdade viria para um blogue tão pequeno dizer as coisas que diz. Contacte revistas e jornais. A não ser que já o tenha feito e tenham descoberto que tudo o que diz é mentira.

    Não acuse os outros de falar à toa quando o anónimo vem aqui simplesmente sem saber que blog é este e quem o escreve, começando logo por se referir a mim como "Sra.Jornalista". Afinal quem escreve à toa, é o anónimo.

    Por fim, e leve isto muito sério pois já percebi que este meu blog é uma espécie de escape para si (e não tenho qualquer problema em que aqui desabafe, mas tem de haver limites): frases como "pois não sabem o que pode suceder a quem o faz" dirigidas a mim ou a comentadores deste blog são, a meu ver, nada mais que ameaças. Por isso, se pretende continuar a usar este espaço para descarregar os seus problemas e frustrações, esteja à vontade, mas fica o aviso que qualquer comentário futuro com este tipo de frase será simplesmente recusado e apagado.

    ResponderEliminar

Digam-me coisas. :)