10.7.15

A primeira aula

Chegou então o dia da primeira aula de preparação para o parto e o Jack foi comigo. Acredito que ele não fizesse questão de ir mas eu queria que ele fosse por duas razões:

- primeiro, não queria ir sozinha. Nunca tinha ido para aqueles lados de carro e tinha a certeza que me ia perder ou que iria uma pilha de nervos com este receio. Depois já me estava mesmo a ver a meter os pés pelas mãos e a não apanhar nada de nada da aula. Havia também o risco de chegar lá e não haver aula nenhuma porque a conversa por telefone tinha sido tão a correr e stressante que eu podia ter apanhado mal o dia e a hora, ou então ter percebido tudo mal e nem estar inscrita. E por fim, já imaginava um monte de grávidas com os seus maridos e eu para ali como se tivesse feito a criança sozinha.

- segundo, porque acho que se cai facilmente no erro de que mãe é mãe e quando o bebé nascer a mãe sabe o que fazer e pobre do pai que não sabe nada, coitadinho. Eu nunca tive um filho e acho que estarei tão à nora quanto o Jack por isso o melhor é mesmo aprendermos os dois.

Chegar lá foi fácil mas dar com a porta da sala foi um pouco mais difícil (e ainda bem que lá estava o Jack porque eu já estava prestes a desistir). Na aula éramos apenas 3 grávidas...e o Jack. O meu receio de ser a única grávida sem acompanhante transformou-se no oposto e eu era a única a levar o marido. E a aula consistiu basicamente num hora a ouvir falar do trabalho de parto, a reconhecer os sinais, a saber quando se deve ir para a maternidade, como respirar durante as contracções, etc. Para ser o mais sincera possível, não ouvi nada que já não soubesse. Aliás, foram-nos feitas algumas perguntas e eu respondi sem grandes problemas (disse-me o Jack depois "Bem me parecia que estavas a fazer batota e já sabias as respostas....") pois eram informações que já tinha lido ou que já sabia. Ainda assim não apanhei a aula toda a 100% porque para além de ser em francês, claro, a senhora falava muito, muito, muito baixinho. E de vez em quando parava uns segundos como se estivesse a criar suspense mas eu ficava sempre com a dúvida se ela não teria feito alguma pergunta que me tivesse passado ao lado e estava ali a aguardar uma resposta. Ainda assim, achei útil quanto mais não seja porque o Jack aprendeu uma série de coisas e porque quando eu estiver em pânico no dia do parto e me tiver esquecido de tudo, ele estará lá para me lembrar destas coisas. Vamos ver como correm as próximas.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Digam-me coisas. :)