15.10.17

2 anos

Há dois anos rebentaram-me as águas de uma forma tão discreta que eu duvidei mesmo se estaria de facto a acontecer ou não. Tinha sido uma gravidez tranquila, sem grandes sobressaltos, nada de contracções de treino, dores ou incómodos. Andava como sempre, apenas com um barrigão que não enganava ninguém. O parto foi simples, discreto, em 5 minutos estava cá fora desfazendo as minhas ideias de que se tem de estar ali a fazer força durante horas até se ficar exausta. Eu devia ter adivinhado que tal entrada neste mundo me traria uma bebé assim, calma, discreta e fácil. Este último ano passou a correr, parece que foi ontem que estava a olhar embevecida para a minha bebé de 1 ano e hoje ela já faz 2. É cada vez menos uma bebé e eu acho que não lido lá muito bem com isto. Nunca tive pressa para nada com a Mini-Tété, nem para que ela nascesse, nunca a forcei a nada, nunca quis que ela aprendesse isto ou aquilo já e agora, nunca ansiei que ela começasse a comer sopas, a falar ou andar, porque sempre soube que estas coisas chegariam a seu tempo e eu sempre quis aproveitar bem cada dia com ela. Ainda assim o tempo passou mais depressa do que eu gostaria.

Com dois anos, que posso eu dizer desta minha princesa?

- Que continua igual a si mesma: calma, discreta e fácil. Ainda não faz grandes birras. E deu-me 3 meses de más noites de sono que acabaram no momento em que começou a conseguir dar alguns passos agarrada às nossas mãos e que consegui ajudá-la a reduzir as duas sestas diárias para apenas uma.

 - Continua a comer a sopa sem grandes problemas e passou a interessar-se pela nossa comida.

- Passou de dizer um batalhão de palavras para dizer mil batalhões de palavras. E canta, e tenta contar histórias, e faz frases e perguntas, e fala comigo, fala sozinha, fala com os bonecos, e fala, fala, fala.  Tenho amigos aqui em França fascinados com o facto de uma piralha deste tamanho conseguir dizer tão bem o nome deles. Já disse que há dias em que ela não se cala?

- Começou a andar quando tinha 1 ano e 8 meses e meio, fazendo-me perder a aposta de que só começaria a andar agora, aos 2 anos. Com isto, segui pela primeira e única vez o meu instinto de mãe que me dizia que estava tudo bem com ela e que não valia a pena stressá-la com consultas e exames, mesmo sabendo que grande parte da literatura põe como limite o ano e meio, mesmo ouvindo constantemente opiniões sobre o assunto. Estava certa e é difícil explicar a paz que sinto por saber que não a pressionei para que andasse antes de estar pronta.

- Conseguimos cumprir os meus 2 objectivos para este 2° ano de vida dela. Um deles é minimamente controlável e passa por não lhe termos dado ainda chocolates, bolos, gelados e afins. O outro é pura sorte (tenho noção disso, não é de todo mérito meu) e é simplesmente ter passado mais um ano sem ter ficado doente ao ponto de ter precisado de antibióticos.

- Tem uma motricidade fina que acho espectacular (anda agora a tentar comer de faca e garfo) mas a nível de coordenação motora...digamos que infelizmente sai à mãe. É desengonçada a andar, ainda não sabe correr nem saltar embora tente. Desce e sobre degraus de mão dada (e ainda bem porque se assim não fosse já se tinha partido toda algumas vezes). Até mesmo a gatinhar não faz a mais pequena ideia como coordenar braços e pernas sem se arriscar a ir com um queixo ao chão. Vantagem: ainda não trepa para cima dos móveis e é um descanso. Nem foge de mim na rua (e se tentar é fácil de apanhar).

- É extremamente preocupada com a segurança. Faz questão de saber que temos o cinto quando vamos a andar de carro, os bonecos no carro também têm de ir com o cinto, na rua faz questão de ir de mão dada comigo, ralha comigo quando subo para cima de um banco, avisa-me que o forno está quente e que as escadas são perigosas. Esta semana ao jantar, espetou o dedinho e disse-me "Mamã, mastiga bem". 

- Aprendeu a dar beijinhos! E está um pouco mais carinhosa. Eu mereço depois de quase 2 anos a ouvir as outras mães a falar dos carinhos dos filhos e a ter uma filha pouco amante de contacto humano.

- É extremamente curiosa em relação às outras pessoas, ouve as conversas alheias todas e imita tudo o que fazemos, mesmo que tenham sido simples gestos que duraram um segundo. 

- Passou finalmente a gostar do banho. Um dia terei de contar a história de como passámos da histeria absoluta por saber que tomaria banho daí a umas horas para pedir para ir para o banho e não querer sair de lá.

- Tem umas saídas e respostas muito giras que penso serem mais fruto da idade do que propriamente do sentido de humor. Se bem que às vezes tenho mesmo a sensação que está a gozar comigo. Espero que sim, que esteja, porque significa que tem o sentido de humor da minha família e isso é algo que eu gostaria mesmo que ela herdasse. Mesmo que nem todos o compreendam.

- É educadinha. Pede "se faz favor", diz "obrigada", pergunta se pode antes de fazer algumas coisas. E eu acho piada a que tão novinha tenha esta maneira de ser.

E por aqui poderia continuar. Poderia tentar descrever a gargalhada dela, a forma como deita a língua de fora quando está concentrada, o sorriso grande que faz, os caracóis sempre despenteados, a covinha na bochecha. A cada dia que passa tenho uma paixão cada vez maior por esta miúda que tive a sorte de ter como filha. É a minha bebé. E hoje faz 2 anos. ♥

7 comentários:

  1. O meu filho com 8 anos também deita a língua de fora quando está concentrado! E sempre foi assim, tb é um hábito que acho engraçado :) muitos parabéns à tua bebé! Felicidades :)

    ResponderEliminar
  2. Ser preocupada com a segurança é uma bênção!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sem dúvida mas não tenho ilusões: isto é só uma fase de certeza. :) Ainda virá a fase em que não quer andar de mão dada, em que acha que espectacular é meter uma cadeira em cima de outra e tentar trepar, em que não quererá usar o cinto no carro nem à lei da bala...:)

      Eliminar
  3. E é tão bom poder acompanhar tudo ao longo de dois anos ♥️💜

    ResponderEliminar
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar

Digam-me coisas. :)