11.4.14

Quem me manda ser assim?

Ontem jantámos raclette e quando colocava os pedinhos de carne na pedra quente para cozinharem lembrei-me, como me lembro sempre, da noite em que queimei a língua com esta brincadeira. Foi nos Açores, num jantar de amigos, em que os pratos escolhidos vinham crus para a mesa e eram cozinhados numa pedra quente individual. Eu sou extremamente esquisitinha no que toca a carne crua, não gosto de lhe tocar e nunca sequer como o que quer que seja que esteja mal passado. Em casa, tenho uma tábua diferente para cortar a carne e tanto esta como a faca utilizada são depois colocadas sob água praticamente a ferver após utilização, e depois lavadas. No tal jantar deparei-me com o dilema de ter apenas um garfo com o qual teria de colocar a carne crua na pedra quente e usá-lo para comer o resto da refeição. A ideia de levar à boca um garfo que tinha acabado de espetar em carne crua não me seduzia nada e sem querer arranjar confusão, optei por de cada vez que colocava a carne na pedra quente, deixava os dentes do garfo pousados também na pedra, para que estes estivessem também sujeitos a altas temperaturas. Depois era só esperar que arrefecessem o suficiente para continuar a comer. Até ao momento em que distraída retirei o garfo da pedra e o levei directamente à boca. Ainda estou para saber como é que não dei um berro e como é que ninguém reparou nas lágrimas que me vieram aos olhos. Não dei parte fraca e não me queixei a ninguém, mas as marcas dos dentes do garfo que ficaram na língua nos tempos seguintes ainda estão bem assentes na memória. E fazem com que cada vez que estou numa situação semelhante, esteja muito, mas muito, muito atenta àquilo que estou a fazer. 

6 comentários:

  1. Se tem tanto horror a carne crua, já pensou passar a ser vegetariana? Sem ofensa ou ironia, foi apenas uma ideia.

    ResponderEliminar
  2. Não gosto de mexer em carne crua da mesma forma que não gosto de lavar alfaces. :) E isso não me impede de gostar de frango e peru (e peixe), assim como de alface temperada com azeite e sal. :)

    É verdade que não sou aquele tipo de pessoa que faz questão de comer carne a todas as refeições, ou que consegue comer um bife inteiro muitas vezes, e já pensei em tornar-me vegetariana, mas acabo por sentir falta de algumas carnes, por isso nunca avancei muito na ideia.

    ResponderEliminar
  3. Ahh, uma história dos Açores inédita! :O

    ResponderEliminar
  4. Joana,

    Nunca te tinha contado esta?? :)

    ResponderEliminar
  5. Lol, ficas então agora a saber. =P

    ResponderEliminar

Digam-me coisas. :)