26.6.18

Crianças difíceis

No outro dia, ao observar uma criança no parque que procurava claramente obter a atenção da mãe que não largava o telemóvel até que, frustrada, fez um qualquer disparate que obrigou a mãe a efectivamente parar de fazer o que estava a fazer para ralhar com ela, dei por mim a pensar mais uma vez que isto deve acontecer mais vezes do que realmente reparamos.

Já tive fases em que por ter os dias mais preenchidos com tarefas que quero mesmo resolver, vi a Mini-Tété ser mais disparatada e queixosa que o habitual, fazendo até coisas que sabe serem erradas e que geralmente não faz. Lembro-me de pensar "Que galo, logo hoje que tenho isto para fazer é que ela está assim" para mais tarde perceber que era o oposto: era exactamente por eu andar tão atarefada que ela estava assim. Da mesma forma que ainda no outro dia, a ter um dia de cão por motivos alheios à minha pequenina, dei por mim a pensar "Fogo, e para ajudar à festa, ela hoje está insuportável". Não era verdade, ela estava igual a todos os dias, eu é que estava com os meus níveis de paciência abaixo de zero para aturar a maneira de ser de uma miúda de 2 anos.

Eu acredito que há crianças difíceis, com personalidades muito vincadas, teimosas, que são barulhentas e com feitios mais complicados de gerir, mas não haverá também muitos casos em que as crianças são apelidadas de difíceis quando na verdade uma mudança de postura dos pais não faria a diferença? Não precisarão às vezes das crianças que os pais lhes dêem apenas meia-hora de atenção a sério ou que conversem mais com elas todos os dias? Que lhes expliquem as coisas em vez de simplesmente dizer "não" e acabou-se a conversa? Não farão algumas crianças, como aquela que vi no parque ou mesmo a Mini-Tété quando se sente mais ignorada, disparates para que os pais finalmente lhes liguem? Não serão estas crianças muitas vezes filhas e filhos daqueles pais que se queixam aos amigos e em fóruns que os seus rebentos são difíceis e só fazem asneiras?


4 comentários:

  1. Sim concordo. Ficamos por vezes tão absorvidos na nossa vida que nem reparamos que os pequeninos estão só e apenas a pedir a nossa atenção :(

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Às vezes não temos mesmo outra hipótese, não podemos viver para eles 24h por dia mesmo que quiséssemos pois não há quem faça por nós algumas coisas. Mas ainda assim, acho mesmo que há crianças que parecem ter um carácter difícil que na verdade são apenas o espelho do comportamento dos pais. Tirar algo da mão de um bebé e dizer "não" ou desligar a televisão de repente e dizer "vamos comer!" é normal que origine uma birra. Eu também a faria se me fizessem isto e tenho 33 anos. :P E isto são apenas exemplos de coisas que vou observando e que levam depois os pais a dizer que têm filhos tão difíceis e birrentos...Reforço, haverá de facto crianças que o são mesmo, independentemente do comportamento dos pais, mas noutros casos...não estou inteiramente convencida. :P

      Eliminar
  2. Pois, por vezes, as nossas acções reflectem-se de forma negativa nos nossos filhos e nem nos apercebemos...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, é isso. Acho que muitos "dias difíceis" que os filhos dão na verdade só o são porque os pais estão cansados ou ocupados. No fundo, se o espírito dos pais fosse outro (e consequentemente o seu comportamento também), lidariam muito melhor com os filhos que têm.

      Eliminar

Digam-me coisas. :)