16.1.19

Ponto da situação

Caos. É a palavra que melhor define os meus dias neste momento. E a minha casa. Isto de fazer mudanças com uma criança de 3 anos para uma casa que ainda está em obras é de deixar qualquer um de cabelos em pé porque basicamente agora vivemos no meio de caixotes, caixotes esses com coisas que eu não arrumo porque os móveis ainda não estão montados ou porque ainda vão andar a passear-se graças às obras e quanto mais leves melhores. E há pó por todo o lado. E uma criança a adaptar-se ao quarto novo, eu a adaptar-me a uma casa com escadas (coisa que nunca quis), ela com metade dos brinquedos ainda por arrumar, eu às aranhas na cozinha que foi arrumada por outros e não por mim, e os três ainda a adaptarmo-nos aos novos horários e rotinas. E andamos assim numa mistura de contentes e confusos.

A Mini-Tété regressou à escola sem chorar, o que é uma vitória das grandes. Vá, um beicinho ou outro e um choro no primeiro dia depois da minha sessão de jogos de sociedade na turma dela. Este fim-de-semana teremos o George cá em casa, que é a mascote de peluche da escola dela e que traz uma mala e um diário, e a quem é suposto ensinarmos a fazer qualquer coisa, tirar fotografias e descrever o fim-de-semana. Ora o George já aprendeu a andar de bicicleta, a fazer biscoitos, a saltar no trampolim...Uma vida de luxo para um cão de peluche, é o que é. Nós ainda estamos a ponderar o que fazer mas se calhar o George vai aprender palavras em português que é um mimo. 

Dia 4 a nossa máquina de lavar a louça avariou. À noite, o Jack pediu-me para procurar a factura para ver se ainda estávamos na garantia. Adivinhem quando é que a garantia acabava, adivinhem? Dia 4, pois claro. Tivemos sorte porque a factura tinha sido carimbada  em como foi entregue dia 11 e a loja cobria a garantia até 2 anos após a entrega. Máquina arranjada.

A Mini-Tété está a puxar por nós e nós estamos naquele limbo entre pô-la na linha e compreender que foram muitas mudanças em pouco tempo: esteve em Portugal com a atenção dos avós e bisavós o tempo todo, regressou a França onde o pai regressou logo ao trabalho e a mãe andou ocupada a embalar a casa toda, mudança de casa e logo a seguir entrada na escola, um quarto novo, novas rotinas, a somar ao estado da casa e ao ar confuso dos pais. A minha pequenina ainda usava chupeta para adormecer e quando comprámos a última avisámos que era mesmo a última. E fomos avisando e avisando até que a chupeta rasgou dias antes da mudança. Fomos coerentes e não comprámos mais nenhuma mas calhou realmente numa altura péssima. 

E é isto. Estou desejosa de mostrar mais pormenores desta casa mas só depois de algumas obras estarem feitas, móveis no sítio e caixotes arrumados. 


6 comentários:

  1. Acho que te ganho :-)

    Ponto da situação: tive de pedir mais um mes de arrendamento ao senhorio mas no dia 31 de Janeiro vamos mesmo para a rua; o apartamento está um caos com os meus caixotes; o marido continua a nao preparar um unico caixote; a casa por acabar; as portas interiores das divisoes nao chegaram a tempo, está literalmente a chegar da carpintaria uma por dia; a casa está cheia de pó e restos de madeira; nos roupeiros as calhas nao funcionam bem e uma porta foi estragada na montagem e tem de ser trocada; faltou 3m2 de piso flutuante e portanto tenho um quarto por acabar; o electrecista/canalizador está mais ou menos orientado; o pintor diz que so entra la quando todos os outros sairem; o empreiteiro diz que precisa de 2 dias completos para limpar a casa; tenho a carrinha das mudanças marcada para sabado dia 25.

    Tem tudo para correr bem nao é?

    Para complicar o marido faz 40 anos na primeira semana de Fevereiro e queria fazer uma megafesta na casa (fala disto desde o aniversario dos 39 anos...) diz agora que nao vai fazer nada e anda deprimido com isso e a mim chateia-me tanto que penso que tenho de arranjar solução mas depois penso que é impossivel mudar para la ate dia 31 e ter tudo arrumado e em condições na semana seguinte para organizar uma festa e receber as pessoas. Sendo que há um grande amigo dele que viaja para ca nesse fim de semana, já com voo marcado, para a grande festa que se calhar nao vai haver mas mesmo que nao haja vou ter um convidado em casa.

    Preciso de um milagre.

    Filipa

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não querendo ser pessimista, acho que precisam mesmo de um milagre. :P Mas pensa que podia ser pior: podiam ter uma miúda de 3 anos convosco. :D

      Admito que pela descrição acho complicado a casa estar pronta para vos receber dia 25 a não ser que aceitem mudar-se para lá seja qual for o estado em que ela está. Se não, não é possível fazerem a mudança e colocarem tudo na garagem ou noutra divisão, e instalarem-se uns dias em casa de uns familiares? Acho os prazos tão apertados...<=)

      O Jack também não encaixotou nada. :P Na véspera estive com os meus pais a desmontar todos os móveis (o prédio onde estávamos tinha umas escadas super apertadas onde dificilmente passava seja o que for), cama e tudo (a última noite foi com o colchão no chão). E fui empacotando tudo o que era do Jack. Só à noite quando ele chegou é que lhe pedi que fizesse uma mala para 7 dias antes de eu arrumar as roupas dele. As malas ajudam bastante porque pelo menos na primeira semana escusa-se de estar à tratar logo da roupa (no nosso ainda por cima, com os armários para montar), à procura da escova de dentes, maquilhagem, etc. Está tudo no mesmo sítio.

      Por aqui, ainda há obras chatas para se fazerem como por exemplo colocar o parquet no andar de baixo. Andamos a passear os móveis de sítio enquanto se avança devagarinho. Já tenho um armário montado mas falta montar cómodas. A Mini-Tété tem o sofá-cama das visitas no quarto dela porque este quarto também não está pronto (falta pintar e pôr parquet). E outras coisas do género. :P

      Eliminar
    2. "aceitem mudar-se para lá seja qual for o estado em que ela está."
      eu acho que temos formas de construção completamente diferentes. Fico com a ideia que a vossa casa tem sido feita tambem um pouco por voces, com mais calma e por isso as coisas estejam mais organizadas e limpas. no nosso caso está tudo a ser feito pelo empreiteiro e a casa está simplesmente um caos com lixo por todo o lado. a garagem que é grande, mais de 50 m2 está completamente cheia de tralha, ferramentas, roupa deles, maquinas de corte, etc. A montagem das portas e respectivas orlas, piso flutuante etc, implicou andar a cortar madeira portanto tenho residuos por todo o lado, parece uma seralharia. E pura e simplesmente nao se consegue andar pelas divisoes à vontade pois tem imensa coisa no chao. O processo devia ser acabarem os trabalhos todos, cada pedreiro/carpinteiro/electrecista arrumar/levar as suas coisas e depois o empreiteiro manda la uma equipa de limpeza final. Portanto nao é uma questão de eu me aceitar mudar, é que pura e simplesmente não tenho uma divisao que possa usar para viver. Por ex, como poderia dormir no quarto se nao posso por a cama no chao que tem as ferramentas do electrecista.

      "não é possível fazerem a mudança e colocarem tudo na garagem ou noutra divisão, e instalarem-se uns dias em casa de uns familiares"
      eu posso ir viver para a casa da minha mae sem problema. o pior é onde colocar as coisas, teria de ter pelo menos uma divisao livre e mesmo na garagem nunca iria caber tudo. Sao imensos caixotes e moveis, eu nao posso empilhar moveis uns em cima dos outros. estamos num T3 grande que estava realmente cheio de coisas. Nós nao temos os moveis desmontados, so a cama vai ter de desmontar e as pernas da mesa e as portas e topo do aparador. Tudo o resto vai como está, até porque sao moveis mais simples e nao é boa ideia andar a montar e desmontar. Por ex, as mesinhas de cabeceira, a sapateira do hall de entrada vao na carrinha das mudanças exactamente como estão, logo ocupam espaço na casa. E há coisas que convem aproveitar a carrinha das mudanças e as pessoas que contratamos para colocar logo no sitio. Por ex, se coloco a maquina de lavar loiça na garagem, depois tinha de ser eu e o meu marido sozinhos a mudar da garagem para a cozinha. Claro que se nao tiver alternativa terá de ser assim, mas seria bem dificil, e a probabilidade de fazer asneira, estragar algo é maior. Ainda hoje me ligou o electrecista a dizer que partiram o espelho da casa de banho a colocar, e la foi o meu marido a comprar um novo a correr. Por isso eu digo que quanto menos mexermos nas coisas melhor. Se ando a desmontar tudo e a mudar de divisao em divisao a probabilidade de ter prejuizo é maior.

      "E fui empacotando tudo o que era do Jack"
      eu sou estou a tratar das minhas coisas e do que é comum (ex: louça cozinha). Não quero tocar em nada dele porque ja sei que depois as coisas desaparecem, ou nao se sabe em que caixote está e depois a culpa é minha que eu é que arrumei. Infelizmente é assim, mesmo no apartamento ele tem imensa tralha, eu por mim punha tudo no lixo e simplesmente vou mudando por ex da sala para o escritorio dele e ele ja fica doido que diz que nao encontra nada (e eu faço sempre a mesma coisa: tiro de onde está e coloco no escritorio). Ele é uma pessoa um bocado complicada neste aspecto, portanto nao me posso meter que vai sobrar para mim...

      Eliminar
    3. Sim, a nossa casa foi feita 90% por nós, e embora tenha havido alturas de muito caos e sujidade, é verdade que iam sendo feitas limpezas regulares, o que é bem diferente de quando se tem várias equipas diferentes a partilhar o espaço. Ainda assim na véspera da mudança, todo o rés-do-chão desta casa estava ocupado com materiais de construção, mesa de trabalho, ferramentas por toda a parte. :D Andou aqui o meu sogro a arrumar tudo e a limpar o melhor possível para termos sítio onde pousar os móveis. :)

      É verdade que nem todos os móveis dão jeito que se desmontem mas no nosso caso não havia mesmo outra hipótese. Muitos foram montados nas divisões em que estavam e nem passavam pela porta. :)

      Então como estão a pensar fazer? Isso parece mesmo estar complicado.:/

      Hihi, nós andamos literalmente com a máquina de lavar louça e lavar roupa a passear na cozinha. Isto porque o espaço para a maquina da roupa (no andar de cima!) não está pronto ainda por isso ligámo-la aos tubos da maquina da louça, que por sua vez perdeu o seu lugar e está literalmente no meio da cozinha a ocupar espaço. :P

      Eu não arrumei nada do Jack até à véspera quando percebi que ele não ia mesmo ter tempo para arrumar, quanto mais triar. E como ainda por cima, estávamos a desmontar móveis, o recheio tinha mesmo de ser arrumado. Por isso, foi só mesmo na véspera que abri caixotes e enfiei as coisas dele lá dentro (e escrevi a localização na caixa, tipo: "mesinha de cabeceira", assim se ele precisar de alguma coisa que sabe que estava na mesinha de cabeceira, é mais fácil). E acredita que o Jack tem uma forte veia de acumulador. Eu gostava muito que ele tivesse triado mas não deu, não deu. E eu não pus nada para o lixo, mesmo que houvesse vontade. :D

      Eliminar
    4. Update:

      6ªF: estivemos o dia todo na moradia, o marido a organizar o trabalho das equipas (basicamente estilo capataz tu vais para ali, tu vais para acola, agora tu fazes primeiro e tu fazes depois...), eu ia tentanto tirar o lixo e limpando o que podia, independentemente de eles sujarem mais um pouco depois. O empreteiro e o engenheiro civil apareceram à tarde para ajudar e ver como estava o trabalho (lol nunca pensei ver o engenheiro a tentar limpar o portao da garagem. Sairam todos às 18h, levando as ferramentas e tiraram o lixo maior. A casa estava imunda com pó e pingos de tinta e silicone por todo o lado. Estive com a minha mae e o marido a limpar o que podiamos até à meia noite.

      Sabado: eu, a minha mae e o meu tio com um tractor a carregar tudo o que podiamos do apartamento para a moradia. o marido e 2 amigos com uma carrinha a carregarem moveis e outras coisas mais sensiveis e a montar tudo na moradia.
      Tudo o que era meu ou era comum foi transportado neste dia.

      Domingo: marido sozinho a carregar as coisas pessoais dele no carro porque não chegou a empacotar nada. Eu, mae e tio a arrumar a louça e bibelots na cozinha e na sala.

      2ªF: marido sozinho continua a carregar as coisas pessoais dele. Eu a organizar a minha roupa no roupeiro, os detergentes e as tralhas na lavandaria e as coisas nos armarios dos WC. As coisas pessoais do marido ia colocando no quarto de hospedes.
      Mae e tio a limpar o apartamento para entregar ao senhorio

      3ªF: marido sozinho continua a carregar as coisas pessoais dele de manha. Eu e a minha mae a acabar de limpar o apartamento de manha. à tarde marido organizou a garagem.

      Na 4ªF já tive de vir trabalhar absolutamente exausta de tantos dias seguidos a acordar cedo e a trabalhar atè à uma da manha.

      Status actual: as coisas já estão mais ou menos organizadas na moradia excepto o quarto de hospedes carregado com tralha pessoal do marido (literalmente espalhada pelo chao ja que ele nao empacotou nada, foi carregando como estava). A electrecidade instalada nao tem potencia para usar a placa de indução por isso vamos alternando entre pizas e jantar em casa da mae, nao tem agua quente, a torneira da maquina de lavar está montada incorrectamente logo nao consigo lavar roupa, tenho luzes que funcionam ao contrario, o videoporteiro so mostra as pessoas da cintura para baixo e um sem numero de coisas que precisam de ser corrigidas, nao consigo marcar com a NOS para virem colocar a internel e tv porque nao reconhecem a morada nova,...enfim....um sem numero de coisas por resolver. Mas pronto, ja ca estamos e agora é ir tratando.

      Eliminar
    5. Olá

      Obrigada pelo update porque por acaso andava a pensar em vocês e como é que teriam conseguido fazer as coisas. :)

      Bem, fiquei cansada só de ler mas o importante é que conseguiram fazer a mudança e entregar a casa ao senhorio. É chato não poderem cozinhar ou lavar a roupa, mas espero que seja fácil e rápido de resolver assim como todas as outras pequenas coisas. Agora é respirar fundo, ir arranjando o que há para arranjar e aproveitar a casa. :)

      Eliminar

Digam-me coisas. :)